quarta-feira, 5 de outubro de 2011

História da "Pao de Forma"

Ben Pon inventa a Transporter em 1947,quando numa reuniao, com os britânicos,sobre a importância da VW nos Países Baixos,abriu um bloco de notas e rabisca um esboco de um veiculo de transporte em forma retangular.Um veiculo primitivo semelhante a uma bicicleta motorizada de 4 rodas,que os engenheiros da Volkswagen desenvolveram para as entregas da fábrica.

Este protótipo,foi chamado inicialmente de Typ 29.
Em 1948,Ben Pon e o irmao,ficam os primeiros importadores oficiais da VolksWagen do mundo.
O protótipo da futura Transporter foi construída com o chassis do veículo ligeiro de passageiros da época:o Carocha,mas este chassis era muito frágil para a pesada carroçaria.
Em 1948,o projecto muda de rumo,e decide se desenvolver um chassis novo e uma carroçaria única daquela época.
Em Outubro de 1948 o Typ 29 está concluído,só nao tendo ainda um nome oficial.
Bully Juwel entre outros foram propostas para o nome,mas estas propostas,já estavam todas registadas,nos escritórios em Berlim,quando acabaram as primeiras furgonetas,chamaram nas de Typ2,sendo o carocha designado de Typ1.Logo a foram camadas de Tranporter,o nome registado oficialmente na actualidade e as suas varias versões de T1,T2,T3,T4 e T5.
Em 1850,foram fabricadas mais de 8.059 Transporters ,uma quantidade considerável para aquela época.
Foi em 1951,que foi disponível varias versões,sendo incluído,para Bombeiros,ou para servir de ambulância.
No salão internacional do automóvel,em Frankfurt,a VolksWagen apresenta entre outros,o Samba,um micro-bus de luxo,para 7 passageiros.
A Empresa Westfalia desenvolve com a Transporter ,a primeira auto caravana da VolksWagen,transformando,o veiculo numa caravana,para fins de semana e férias.
Meados de 1954, fabricam se mais de 100.00 Transporters VolksWagen em Wolfsburg.

A capacidade de produção aumenta rapidamente devido á grande procura,80 por dia,tendo a Transporter mais de 30 versões diferentes,desde o autobus,o furgão e chassis,entre outros.

A 1 de Marco de 1855,Heinrich Nordhoff,põe uma   pedra inaugural na nova fabrica em Hannover.






O VW “Pão de Forma” foi assim baptizado por nós, portugueses, pelo seu formato tal e qual aquele tipo de pão.


0 comentários:

Enviar um comentário