Os automóveis práticos e acessÃveis criados por Henry Ford vieram mudar a vida de muitas pessoas. A linha de montagem móvel e as técnicas de fabrico em série que estabeleceu definiram os padrões do processo industrial a nÃvel mundial na primeira metade do século XX.
Henry Ford começou quando era jovem. Aos 12 anos, Henry ocupava
grande parte do seu tempo livre numa pequena loja de máquinas equipada
por ele próprio. Foi nessa loja que, em 1878 e com 15 anos, construiu o
seu primeiro motor a vapor. Saiu de casa no ano seguinte com destino Ã
cidade de Detroit, onde trabalhou como aprendiz de mecânico.
A sua aprendizagem durou três anos, perÃodo após o qual regressou a
casa, em Dearborn.
Nos anos seguintes, Henry partilhou o seu tempo entre a construção e reparação de motores a vapor, encontrando trabalhos pontuais numa fábrica de Detroit e reparando as ferramentas agrÃcolas do seu pai. Foi em 1888 que se operou a maior mudança da sua vida, ao casar com Clara Bryant, passando a sustentar a nova famÃlia com o seu trabalho à frente de uma serração.
Nos anos seguintes, Henry partilhou o seu tempo entre a construção e reparação de motores a vapor, encontrando trabalhos pontuais numa fábrica de Detroit e reparando as ferramentas agrÃcolas do seu pai. Foi em 1888 que se operou a maior mudança da sua vida, ao casar com Clara Bryant, passando a sustentar a nova famÃlia com o seu trabalho à frente de uma serração.
O seu primeiro veÃculo
O ponto culminante das suas experiências foi a construção do
veÃculo de propulsão independente - o Quadriciclo - em 1896.
O primeiro motor de Ford viu pela primeira vez a luz do dia sobre a sua mesa de cozinha no número 58 de Bagley Avenue e, rapidamente, foi seguido pelo projecto seguinte, um motor montado numa estrutura apoiada em quatro rodas de bicicleta - o primeiro veÃculo Ford.
veÃculo de propulsão independente - o Quadriciclo - em 1896.
O primeiro motor de Ford viu pela primeira vez a luz do dia sobre a sua mesa de cozinha no número 58 de Bagley Avenue e, rapidamente, foi seguido pelo projecto seguinte, um motor montado numa estrutura apoiada em quatro rodas de bicicleta - o primeiro veÃculo Ford.
Em 1898, depois de se ter demitido da Edison, Ford criou a Detroit
Automobile Company. Infelizmente, a empresa foi à falência.
.Mas, não
sendo pessoa para baixar os braços ao primeiro obstáculo, Ford concebeu e
construiu vários automóveis de corrida, conduzindo o invencÃvel
‘Sweepstakes’ à vitória, derrotando o Campeão Americano, Alexander
Winton, a 10 de Outubro de 1901.
Fundação da Ford Motor Company
A história do automóvel viria a ser modificada para sempre quando,
em 1903, a Ford Motor Company foi constituÃda, detendo Henry Ford 25,5 %
das acções e assumindo tanto as funções de vice-presidente como de
engenheiro chefe. Num primeiro momento, eram produzidos, apenas, alguns
automóveis por dia na fábrica Ford em Mack Avenue, Detroit, onde
trabalhavam duas ou três pessoas em cada veÃculo, construÃdo a partir de
componentes feitos por encomenda a outras empresas. O primeiro
automóvel construÃdo pela empresa foi vendido a 23 de Julho de 1903 e
Henry tornou-se presidente antes de se tornar proprietário, três anos
depois.
Em 1908, com a introdução do Modelo T, Henry Ford concretizou o
seu sonho de produzir um automóvel a preço acessÃvel e que fosse fiável e
eficiente. Esse veÃculo assinalava uma nova era no que diz respeito ao
transporte pessoal - era fácil de conduzir, manter e manusear em
estradas acidentadas e foi um sucesso
imediato.
Henry Ford não inventou o carro; ele produziu um automóvel que estava dentro do alcance econômico do americano comum.
Enquanto outros manufaturadores tinham como alvo o mercado , Ford desenvolveu o design e o método de manufaturar que reduziu progressivamente o custo do Modelo T. Ao invés de recolher os lucros, Ford baixo os preços de seus carros.
Como resultado, a Ford Motors vendeu mais carros, e aumentou progressivamente seus ganhos – transformando o automóvel de um brinquedo luxuoso a um mainstain da sociedade Americana.
imediato.
Henry Ford não inventou o carro; ele produziu um automóvel que estava dentro do alcance econômico do americano comum.
Enquanto outros manufaturadores tinham como alvo o mercado , Ford desenvolveu o design e o método de manufaturar que reduziu progressivamente o custo do Modelo T. Ao invés de recolher os lucros, Ford baixo os preços de seus carros.
Como resultado, a Ford Motors vendeu mais carros, e aumentou progressivamente seus ganhos – transformando o automóvel de um brinquedo luxuoso a um mainstain da sociedade Americana.
0 comentários:
Enviar um comentário