O impacto que o modelo T,teve foi muito grande,mas com a concorrencia,principalmente da Chevrolet,a Ford teve que se mexer,e a resposta foi o Modelo A,em 1928.
A dependência da Ford em relação ao T era tal que o substituto não estava pronto.
Não foi nada fácil convencer o Henry de que era preciso atualizar se.
Coube ao filho Edsel enfrentar as objeções do pai, como o fim
da transmissão planetária operada por pedal - para mudar as marchas no
T, usava- se um difícil sistema de pedais, enquanto o Modelo A seguia o
mercado, com alavanca no assoalho. Dizia se que Edsel era o verdadeiro
apaixonado por carros e que Henry só gostava mesmo do T, que julgava
perfeito.
Após 250 milhões de dólares, um assombro para a época, o
Modelo A foi apresentado em Dezembro.
Havia filas para ver o A, cerca de 10 milhões de pessoas foram visitar as revendas Ford.
Usava motor de quatro cilindros de 40 cv, freio nas quatro rodas e amortecedor hidráulico, além de um inovador pára-brisa
laminado. Com o pedal do acelerador, que aposentava a alavanca sob a direção do T, ele ia a 100 km/h, em vez dos
antigos 72 km/h
. O consumo mantinha se em 8,5 km/l e os preços eram
equivalentes.
Nos seus quatro anos, o Ford A cumpriu a tarefa de substituir o carro que
mudou a América - e o mundo. Com quase 5 milhões de veículos, ele
provou a Henry a tese do filho Edsel: que o cliente não era tão apegado
ao T quanto ele e que a Ford podia ser moderna e ao mesmo tempo
acessível para se manter líder.
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