Para
que um automóvel funcione é necessário accionar
o motor.
Existe um motor eléctrico de arranque
que, ao ser accionado, dá início ao movimento de rotação
da cambota.
Como consequência, os êmbolos movimentam-se
para cima e para baixo, dando início ao ciclo de sucessões
de explosões que produzem a força motriz do motor.
Esta
força é transmitida às rodas do automóvel
através do sistema de transmissão.
Este é composto
pela embraiagem, caixa de velocidades, veio de transmissão
e diferencial.
A embraiagem,
que se situa entre o motor e a caixa de velocidades, permite desligar
a energia produzida pelo motor das restantes partes que compõe
o sistema de transmissão.
Só então podemos
fazer accionar a caixa de velocidades, através da qual se
controla a força motriz e a velocidade que é fornecida
às rodas.
Na última fase do seu percurso até
às rodas, que é feito através do veio de transmissão,
a energia proveniente do motor passa pelo diferencial. Este componente
tem como função fazer variar a velocidade de uma das
rodas permitindo, por exemplo, que numa curva a roda de dentro rode
mais lentamente que a roda de fora.
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